São Francisco Xavier – Sabe aquelas cidadezinhas típicas do interior paulista, com uma pracinha com coreto e a rua principal com alguns restaurantes e algumas lojinhas de lembrancinhas, essa é São Francisco Xavier

« de 3 »

Apoio:

VERSÃO PILOTO

CHEGAR

Partindo de São Paulo são 160 km até SFX. Seguindo pela Rodovia Ayrton Senna até São José dos Campos, depois continue pela SP 050 é só seguir as indicações.

ESTRADAS

As rodovias paulistas, na grande maioria das vezes, são sempre muito bem conservadas, e pedagiadas também, no caso da Ayrton Senna motos também pagam. Depois de São José a Rodovia SP 050 é perfeita para um passeio de moto, daqueles que você vai curtindo as curvas e admirando a natureza, só fique atento porque alguns trechos estão em obras.

O QUE FAZER

São Francisco Xavier, por estar muito perto de São Paulo, é ideal para um bate volta, mas se você tiver tempo o ideal mesmo é curtir um final de semana inteiro.

Sabe aquelas cidadezinhas típicas do interior paulista, com uma pracinha com coreto e a rua principal com alguns restaurantes e algumas lojinhas de lembrancinhas, essa é São Francisco Xavier, com um diferencial, ela fica encravada na Serra da Mantiqueira, rodeada por montanhas que formam um visual para sentar e ficar admirando.

Saímos de S.Paulo no final da tarde de sexta-feira, e como de costume o transito até entrar na rodovia, mesmo de moto, é desgastante, mas depois de alguns quilômetros a recompensa é acelerar a GSA pelas curvas da SP 050.

Chegamos no inicio da noite e fomos direto para a Pousada Portal do Equilibrium, que fica a poucos quilômetros antes da entrada de SFX, e antes que alguém reclame, o trecho de estrada de terra que leva até a pousada é bem curto e em boas condições, qualquer estilo de moto encara.

Além do conforto o Portal oferece um atendimento primoroso, daqueles que fazem você ter vontade de voltar outras vezes para rever os amigos. A cada pequeno detalhe somos surpreendidos com um gesto ou um toque de carinho.

No dia seguinte depois de um super café da manhã subimos a montanha saboreando mixiricas colhidas direto do pé e fomos curtir a vista da Serra da Mantiqueira, num local privilegiado, por mim ficaria ali por horas.

Para quem curte esportes de aventura ainda tem tirolesa, rapel, cavalgada ou mesmo para aqueles que não estão dispostos a altas doses de adrenalina, visitar o roseiral e a horta pode ser um momento de relaxamento, ou se preferir relaxar mesmo fique na piscina e peça uma caipirinha CAIPIRINHA DA ROÇA: LIMÃO CRAVO C/MANJERICÃO FRESCO e seja feliz.
A noite vale à pena dar um pulo na cidade para jantar e curtir um pouquinho, um pouquinho mesmo, porque a vida noturna por aqui acaba cedo, mas se você ainda tiver no pique nada como uma garrafa de vinho a beira da lareira para encerrar a noite.

Enfim, para quem gosta de apreciar a natureza, para quem gosta de dividir experiências, e para quem quer saborear as delicias de uma simpática cidade do interior paulista, não deixe de conhecer a charmosa São Francisco Xavier.

Até a próxima!

VERSÃO GARUPA

Toda viagem começa quando ouvimos falar de um lugar e pensamos na possibilidade de um dia conhecer. A partir deste momento tudo que se refere a este local passa a nos interessar e então começa a nossa viagem. Foi assim com São Francisco Xavier. Quando falaram que é uma cidadezinha bem pequena, interiorana, logo de cara decidi conhecer, principalmente porque fica bem próxima de São Paulo, 2h30min de moto, é claro, porque se fosse de carro demoraria esse tempo só para sair da mega cidade e do mega caos em que moramos. Nestas horas tenho certeza que uma cidade pequena do interior é tudo que a gente precisa, pelo menos no final de semana.

São Francisco Xavier é o refúgio dos casais apaixonados. A procura tem aumentado muito nos últimos anos e as pousadas tem investido muito neste público.
Nos hospedamos no Portal do Equilibrium. A proposta deste espaço é ideal para quem procura conforto, tranquilidade e bons serviços e o mais importante, uma natureza deslumbrante.

Final de tarde estrada muito boa, isso só confirmava que o final de semana seria maravilhoso. Até São José dos Campos dá pra vir bem rapidinho, mas quando pegamos a estrada sentido a SFX começava aí o processo de desaceleração. A estrada é muito bonita, mesmo ao anoitecer. A velocidade tem que ser bem reduzida, primeiro por ser mão dupla, com muitas curvas e alguns estreitamentos de pista e depois porque se estiver de dia, a paisagem merece ser contemplada.

Um pouco antes de chegar a SFX tem uma entrada para a pousada, portanto fiquem atentos. Já no caminho, vocês vão perceber a proposta da pousada. Inúmeras faixas alertando para algumas coisas que esquecemos de fazer no dia a dia, como por exemplo, permita-se, vivencie, aprecie, descanse e assim por diante. São apenas 1,2km de estrada de chão e depois mais 800m de subida, ainda bem que a estrada neste trecho é pavimentada possibilitando chegar inclusive em dias de chuva.
Imaginei, se estamos subindo tanto assim, a vista lá de cima deve ser maravilhosa. Ficamos sabendo que no mirante que fica a 1.100m de altitude tem uma visão é de 360º. Uau!!! Vamos fazer belas fotos.

A receptividade das pessoas do Portal é um detalhe a parte, alías, detalhes não faltam, tudo aqui é pensado com muito carinho. Logo no quarto tem uma carta personalizada dando as boas vindas. Outro detalhe é o significado da flor e da cor do quarto escolhido, Chuveiro duplo e janela de vidro panorâmica para contemplar a natureza até na hora do banho. Varanda com rede, cadeira de balanço e uma vista maravilhosa. Tudo muito bem cuidado.

Que fome! Que tal uma sopinha? Poderíamos ir até a cidade, mas escolhemos jantar na pousada mesmo. O hospede tem a opção de 2 ou 3 pratos caso não queira se deslocar para algum restaurante no centro.
A noite foi extremamente agradável à beira da lareira tomando vinho. Romântico né?

Hora de acordar e tomar aquele café da manhã. Já atenta aos detalhes vi que também tinha algo muito carinhoso na mesa, um detalhe tão pequeno, uma florzinha em cada xícara, um mimo. Márcia Vero, proprietária do Portal, faz questão de cuidar de cada detalhe.
Passa de mesa em mesa para dar as boas vindas aos hóspedes.
A história, a determinação e a filosofia de vida demonstram exatamente o porquê de tanto cuidado.

Hora de queimar as calorias e na pousada tem muitas atividades, como por exemplo, tirolesa, rapel, trilhas, passeios a cavalo ou charrete, massagens ou simplesmente visitar a horta orgânica e o roseiral.

Fomos até o topo da montanha, estava super curiosa para admirar a vista lá de cima. Subidinha de lascar, mas a recompensa é de arrepiar. Adoro as montanhas, o verde, a natureza e lá em cima me senti tão pequena diante da imensidão. Meditar em um lugar assim é incrível, o vento batendo no rosto e o orvalho da manhã fazem a gente se sentir conectados. Somos parte de um todo e não tem como pensar diferente. É incrível saber que fazemos parte de tudo isso. Celebrei.

Hora de saber de onde viria parte do nosso almoço. Fomos à horta orgânica conversar com Sr. Eduardo que cuida muito bem das verduras. Nada de agrotóxico, tudo natural, com muito esterco e água da fonte.

Mais um pouco de prosa com a Márcia durante o almoço e curiosidades a serem esclarecidas. Fiquei encantada com o pau a pique no café da manhã, mas ela disse que na realidade aquilo é o João deitado. Como assim? Sempre conheci como pau a pique. Bom, quer saber o que é? Ela contará tudinho nos mínimos detalhes.
Se estiver passando por aqui, uma sugestão é almoçar no restaurante, que também é aberto ao público e custa R$ 49,00pp, inclui buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas. Vale a pena experimentar os diversos tipos de caipirinhas, fale com o Agnaldo, gerente, que ele sabe exatamente qual indicar. Se quiser aproveitar a viagem e fazer algumas das atividades é só agendar com o monitor, os valores variam de R$ 20,00 a R$ 50,00pp.

No final da tarde fomos conhecer a cidade de SFX. Pra quem gosta de sossego, aqui é o local ideal. Nada de badalação e agito como nas cidades mais conhecidas no inverno.
Sem trânsito, sem tumulto, a vida noturna acaba por volta da meia noite. Aqui você vai
encontrar alguns bares, restaurantes e lojinhas de artesanato produzido pelas pessoas da região. O restaurante e ¨venda¨ João de Barro é uma boa dica. Experimentamos a mandioca com costelinha desfiada. Muito bom!

Pelas nossas andanças, conhecemos o Edson, que tem no seu “modesto” quintal uma casa na árvore, uma sauna, um rio de água bem gelada e uma gota acústica. Sabe o que é? Uma construção no formato de gota. Quando a gente entra e faz algum ruído, dependendo do lado sai um som diferente. Incrível, pela primeira vez me senti uma cantora de ópera. Eu e o Zé entramos e tivemos esta incrível experiência.
Nos arredores da cidade tem algumas cachoeiras, mas como esta época do ano é fria, visitaremos no próximo verão. Na última semana de maio, SFX realiza o Festival da Mantiqueira – Diálogo com a Literatura.

De volta ao aconchego da pousada, uma partidinha de dominó para descontrair e uma surra no Zé para me divertir, ganhei de 4 a 1. Dormi até mais feliz que foi até difícil levantar, aliás, até os passarinhos estavam com preguiça no domingo.

Amanheceu mais bonito que o dia anterior, não resistimos e subimos novamente para apreciar e se despedir daquela paisagem deslumbrante.
Estar em contato com a natureza faz a gente perceber que o que acontece ao nosso redor é muito pequeno. As coisas vão e vem e o que fica é a experiência. Experimentar tudo isso me fez muito bem. Contemplar, conectar, apreciar, renovar, deslumbrar, encantar, respirar são apenas palavras, mas sentir tudo isso é reencontrar um lado da gente que às vezes fica perdido pelo caminho.

Permita-se!

Em respeito ao Planeta, apoio ao Programa Jovem Meio Ambiente e Inclusão Social (PJMAIS), esta viagem foi  neutralizada e leva este selo – Árvores Plantadas – 01

Viagem realizada em: 13/05/2011 a 15/05/2011
Quilômetros Rodados 360KM
Horários Ida: Saída: 16h Chegada: 18h30  Volta: Saída 14h Chegada: 16h
Despesa Combustível R$ 60,00 – Pedágio R$ 9,00
Despesa Alimentos Almoço: Incluso na diária / ou R$ 49,00pp (buffet completo) Jantar R$ 80,00
Despesa Hospedagem Quarto Hortensia R$ 530,00 (diária) com café da manhã e almoço e 20% desc. nas atividades. Consultar em feriados e alta temporada http://www.portaldoequilibrium.com.br/