www.motoa2.com.br

São Miguel das Missões – Se quiser saber mais sobre este lugar, seria muito interessante marcar nos seus roteiros de viagem, principalmente, porque o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo fica em Missões e é um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros, tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

« de 5 »
  VERSÃO PILOTO

Partindo de São Paulo são 1.200 km para chegar até São Miguel das Missões – RS.

ESTRADAS

Pela BR 116 até Curitiba é uma estrada que requer bastante atenção, pelo alto número de caminhões e porque sempre que eu passo por lá tomo chuva, é incrível. Depois, pela BR 101, não é muito diferente, muita atenção, porque o fluxo de caminhões é incessante e estradas que circulam muitos caminhões pesados sempre deixam alguns buracos pelo caminho.

O QUE FAZER

São Miguel das Missões faz parte de nossa viagem ao Uruguai, onde planejamos na volta para São Paulo, aproveitar para conhecer alguns cartões postais do sul do Brasil.

A principal atração, é claro, são os sítios arqueológicos, que fazem parte do Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Como nosso tempo era escasso nos hospedamos na pousada da Missões, que fica ao lado do principal sítio, o de São Miguel Arcanjo. É um destino que, além de toda a beleza da região, preza pelo valor histórico e cultural, vale a pena fazer a visita guiada ou alugar fones de ouvido que contam um pouco da história do lugar.

A cidade oferece bons lugares para comer e se hospedar.

VERSÃO GARUPA

Pensou em turismo cultural, então conheça São Miguel das Missões.
Confesso que na minha santa ignorância ainda não tinha ouvido falar.
Foi nas pesquisas do Zé Carlos que ele encontrou este lugar e programou para na volta do roteiro Uruguai passarmos por lá, assim nossa viagem de volta ficaria menos cansativa e mais ainda cultural. O Incrível é que depois fui estudar um pouco sobre Missões e vi que ela tinha total conexão com Colônia do Sacramento no Uruguai. _Em 1750, com o tratado de Madrid, Portugal cede Colônia do Sacramento aos espanhóis, em troca das terras as margens do Rio Uruguai. Os portugueses expulsaram os jesuítas e os índios, os quais resistiram e por isso você entenderá o porque da frase escrita no Portal de São Miguel das Missões pelo guerreiro guarani Sepé Tiaraju “Ko yvy oguereko yara, (esta terra tem dono). Infelizmente ele foi assassinado e os jesuítas e e os índios entregaram as terras aos portugueses.
Enfim, se quiser saber mais sobre este lugar, seria muito interessante marcar nos seus roteiros de viagem, principalmente, porque o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo fica em Missões e é um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros, tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A região toda tem muitas ruinas, mas a mais preservada fica ali do lado da Pousada das Missões, onde nós nos hospedamos, aliás, da para ir a pé. O custo beneficio desta pousada é muito bom, mas se quiser se hospedar num hotel mais sofisticado, tem o Tenondé. Confesso que quando vi, não entendi o que um hotel daquele porte estava fazendo ali, mas depois percebi que pessoas do mundo todo, interessados em cultura, viajam para Missões.

Falando um pouco sobre a cidade, adoro as que tem ruas calçadas com pedras. Acabamos andando muito a pé, mas o centro fica um pouco longe e no fim pegamos a moto para ir jantar. Encontramos um lugar muito legal chamado Café do Leitor, vale a pena conhecer. Além de comida e lanches muito bons o ambiente é bem agradável. Se quiser passar a tarde tomando um café e lendo um bom livro pra relaxar, fica a dica.

Ficamos só um dia e na chegada já fomos visitar as ruinas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. Fiquei muito surpresa com o lugar. Pra quem gosta de fotografar vai ficar bem empolgado. Realmente é muito bem cuidado e a entrada custa só R$ 5,00 por pessoa. A grama é tão bem aparada que dá vontade até de deitar e sair rolando. Se quiser pode fazer, as pessoas deitam e ficam admirando as ruinas de longe. É um passeio pra toda família, tanto é que vemos muitas crianças. Os pais levam para poderem conhecer os índios de perto. É que no espaço tem um museu com um acervo de esculturas de santos feito pelos índios e alguns deles também ficam por ali vendendo seus artesanatos. Se quiser fazer um outro passeio interessante, pode também visitar uma tribo indígena, mas este passeio tem que ser agendado e custa aproximadamente R$ 30,00 por carro.
Já a noite, tem o espetáculo som e luz nas ruinas e custa R$ 20,pp e tem duração de 50 minutos

Não tínhamos muito tempo para ficar em Missões, então perguntamos o que mais tinha para fazer por ali, e na realidade não ficamos muito entusiasmados em visitar outras ruinas, porque as de São Miguel Arcanjo são as que apresentam o maior número de estruturas em melhor estado de conservação.

Agora delicie-se com a fotos das ruinas e fique entusiasmado para ver bem de perto e viajar no tempo. Quem sabe seus antepassados não lutaram por estas terras? Afinal todos temos um lado indígena!

Viagem realizada em: 03/01/18
Tipo de viagem: Feriado prolongado para quem parte de São Paulo
Como Chegar Partindo de São Paulo são 1.200 km para chegar até São Miguel das Missões – RS